domingo, 28 de junho de 2009

Preciso dar água para meu bebê ?

Bebê alimentado em seio materno exclusivo ou fazendo uso de complemento de fórmula láctea a termo ( Nan 1 Pró, Aptamil, Nestogeno, etc..) , não necessita tomar água , a água só entra na alimentação do bebê , quando ele começa a ingerir alimentos salgados, papinhas, etc.
Cada vez que voce oferta água pro bêbe, você engana o bebê e pode acabar pulando uma refeição ( leite ).

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Amamentação x Mamoplastia

Se você realmente tem desejo de amamentar seu bebe quando for mãe , atente a esse recado (evite o procedimento cirúrgico antes de ser mãe!) , já visualizei diversos casos em que foi possível estabelecer a amamentação em mamas após procedimento cirúrgico, porém , a grande maioria tem que complementar a alimentação do recém-nascido.
Quanto mais antiga for o procedimento cirúrgico, maior foi a formação de fibrina, processo esse que obstrui os ductos lactíferos. mesmo que a cirurgia tenha sido feita sem retirada de alvéolos mamário , quando realiza-se a retirada do mamilo e a recolocação do mesmo , os ductos foram cortados e ficam entupidos , aí a puérpera produz leite normalmente , porém o leite não tem ejeção , devido a obstrução dos ductos lactíferos.
LEMBREM-SE QUE CADA CASO É ÚNICO , E DEPENDE MUITO DA CICATRIZAÇÃO DE CADA PESSOA.

Consulte um especialista

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Amamentação exclusiva, um desafio!

Muitas mulheres quando iniciam amamentação , e encontram dificuldade nesse processo , (diminuição de produção de leite , fissuras , sangramento , fadiga, etc...) , acabam por abondanar a amamentação gerando frustação de não ter conseguido.
Um estudo diz que 70 % das mulheres que abandoram a amamentação , fizeram isso no período anterior a 25 dias de vida do bebê. Período esse reconhecido como o mais difícil.
É muito claro a importância da amamentação em seio materno, é indiscutível seus benefícios para o bebê e para a mãe também, pois o recém nascido que se alimenta em seio materno , está sendo imunizado a cada vez que se alimenta , o que o torna saudável, fora o contato com a mãe , que desenvolve o sentimento de saber dar e receber amor, e para a mãe a diminuição dos riscos em desenvolver o cancer de mama.
O desafio normalmente é vencido quando a mãe consegue receber a orientação , o apoio e a tranquilidade adequada necessária para se estabelecer a amamentação.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cuidado ao esvaziar seio com bomba

Ao promover o esvaziamento do seio fazendo uso de bomba manual ou elétrica , também estamos promovendo estímulo na produção do leite , devemos ter muita cautela ao utilizar a extração do leite.
No início da amamentação , período de apojadura do leite , não devemos extrair o leite até esvaziamento da mama , pois teremos o que chamamos de efeito rebote e hiperprodução como consequencia.
Sempre procurar orientação antes de tomar alguma conduta na amamentação

Quando fazer uso de bomba para extração de leite ?

  • Quando o peito está cheio e se tem dificuldade em extrair um pouco de leite com a mão.

  • quando o estímulo do bebé não é suficiente e é necessário estimular o aleitamento.

  • para estimular os peitos sem bico ou com bico invertido, como complemento dos formadores de mamilo.

  • em caso de mamilos sensíveis ou irritados.

  • quando há ingurgitamento.

  • quando o bebé tem problemas de aspiração.

  • quando há relactação após um pausa na amamentação.

  • quando se trabalha longe do bebé.

  • se, p.e., fôr sair à noite com o seu marido.
  • E o xixi , quantas vezes é normal ?

    O bebê não pode ficar sem fazer xixi , 12 horas sem diurese pode indicar que o bebe esta ficando desidratado.
    O normal é que o recém nascido apresente xixi no mínimo de 6 em 6 horas , o grande indicador de que o recem nascido está se alimentando bem , é o volume e o numero de vezes que foi encontrado xixi na fralda.
    Bebê com pouco xixi e que começa apresentar febrícula , pode ser indicador de desidratação , fique atenta.

    Meu bebe não faz cocô todo dia , isso é normal ?

    O Recem nascido pode ficar até 5 dias sem evacuar se estiver sendo alimentado exclusivamente em seio materno , pois o leite materno é tão completo e perfeito pro bebê que nem sempre forma bolo fecal , que resulta nas fezes.
    Informação essa que não serve para recem nascido que se alimenta de formula láctea termo ( leite artificial) , pois o leite artificial pode ressecar o bebe , e sempre forma bolo fecal.

    Tipos de mamilos

    Todos seios são capazes de amamentar seus filhos , porém alguns apresentam maior dificuldade, mas com as manobras adequadas conseguimos estabelecer a amamentação.
    Existem diversos tipos de mamilos e por isso temos diversos tipos de dificuldades. pois o bebê precisa abocanhar a areola completamente.
    Mamilo plano flácido , é possível de fazer boa pega se a mae souber realizar a manobra de redução areolar
    Mamilo plano rígido , mamilo que apresenta dificuldade em flertir, as vezes torna-se necessário o uso de bico intermediário para que se estabeleça a amamentação
    Mamilo pseudoinvertido flácido , é possível de se fazer pega , se realizar adequadamente exteriorização do mamilo atraves de mamobra de Hoffman e outras.
    Mamilo invertido rígido , se trabalhado desde a gestação ,há a possibilidade de exteriorizar o mamilo , facilitando a amamentação , se mesmo assim não for possível , pode-se fazer o uso do bico intermediário
    Mamilo protuso curto , o rn briga um pouco com o seio mas aprende a pegar a mama
    Mamilo protuso comum é o mais facil de se estabelecer a amamentação, promove facilidade em rn abocanhar areola.
    Mamilo protuso hipertrofico , as vezes o rn só consegue abocanhar quando tiver mais idade.
    Mamilo protudo hipotrofico , rn abocanha areola com a manobra adequada

    Amamentar é uma ato de amor !

    Amamentar é um ato de amor puro e pleno, porém requer muito esforço e dedicação para obter sucesso nesse processo, algumas pessoas conseguem com certa facilidade , outras nem tanto.
    Abdicar-se de suas tarefas para doar-se 24 horas em função de um novo ser que surge em seu lar, é uma atitude que demonstra o início de uma grande e desafiadora trajetória que é o de ser mãe.
    Estou aqui para dar apoio, auxílio e facilitar essa trajetória que pode ser maravilhosa ou frustante.