sexta-feira, 19 de junho de 2009

Amamentação exclusiva, um desafio!

Muitas mulheres quando iniciam amamentação , e encontram dificuldade nesse processo , (diminuição de produção de leite , fissuras , sangramento , fadiga, etc...) , acabam por abondanar a amamentação gerando frustação de não ter conseguido.
Um estudo diz que 70 % das mulheres que abandoram a amamentação , fizeram isso no período anterior a 25 dias de vida do bebê. Período esse reconhecido como o mais difícil.
É muito claro a importância da amamentação em seio materno, é indiscutível seus benefícios para o bebê e para a mãe também, pois o recém nascido que se alimenta em seio materno , está sendo imunizado a cada vez que se alimenta , o que o torna saudável, fora o contato com a mãe , que desenvolve o sentimento de saber dar e receber amor, e para a mãe a diminuição dos riscos em desenvolver o cancer de mama.
O desafio normalmente é vencido quando a mãe consegue receber a orientação , o apoio e a tranquilidade adequada necessária para se estabelecer a amamentação.

6 comentários:

Enf. Graziela consultoria em Amamentação disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Realmente amamentar esta sendo um desafio enorme para mim, e eu só tenho conseguido graças a ajuda e consultoria da Enfermeira Graziela. Assim que sai da maternidade, estava com sérios problemas e não conseguia amamentar direito, contratei a consultoria da Graziela e depois de 4 visitas em casa, tudo estava muito melhor. Hoje eu amamento de 3 em 3 horas sem dor e com muito leite.
Sem esta consultoria com certeza já teroa desistido.
Grata
Lucyane

Enf. Graziela consultoria em Amamentação disse...

Amei seu comentário , muito obrigada pela confiança ,mas o mérito não é só meu , ele é seu também !!
Sua motivação, sua insistência, sua determinação , são peças fundamentais para o sucesso na amamentação.

Parabensssssssssss

bjos
Enfermeira Graziela

Anônimo disse...

Olá Graziela, nos primeiros dias meu bebê não conseguia nem pegar no peito, ainda na maternidade. Ele já tinha nascido com baixo peso, e depois de uns dias ele começou a ficar muito fraco, e nem querer acordar, eu no desespero comprei o NAN 1 e uma mamadeira de válvula que imita o seio da mãe, na qual ele tem que fazer bastante força pra sugar. Ao mesmo tempo fui insistindo e ensinando ele a pegar o peito. Ele conseguiu, mas eu tinha (e tenho) pouco leite. Então tinha que dar uma mamadeira mesmo depois de mamar no peito (ele mamava uns 15 minutos no peito e depois tomava uma mamadeira de uns 80 a 120 ml de Nan 1).
Ele está com 3 meses, e faz uns 2 dias que está começando a rejeitar o peito. Ainda dá tempo de insistir no peito? Como posso fazer isso sem estressá-lo?

Enf. Graziela consultoria em Amamentação disse...

dá sim , vc precisa aumentar a sua produção de leite.. existem algumas dicas fundamentais :
- Vc precisa dormir no mínimo 6 horas por dia
- Necessita ingerir no mínimo 3,5 litros de líquido por dia (evite café , chá mate e refrigerantes em geral);
O bebe deve sugar livre demanda , evite de oferecer o complemento pouco a pouco , conforme vc aumenta sua produção , vc retira o complemento
- Se ele mamar a noite vc deve dar o peito novamente , não pule mamadas.
- Manter-se o mais tranquila possível, é fundamental;

Mas sejamos sinceras , depois que o bebe está habituado a mamar na mamdeira , por mais dificil que seja o bico , sempre é mais fácil que o seio... então vc precisa aumentar bem seu volume de leite para conseguir desvincular o bebe da mamadeira..

Parabens pela insistencia

Bjos
Enf. Grazi
-

Bia disse...

Oi Graziela, preciso de uma orientação. Tenho um bebê de 20 dias que dorme bastante e se alimenta pouco pq munha mama não sai muito leite e ao mesmo tempo ele não chora. Meu maior desejo é ver meu leite jorar. Minha mama está enorme e pesada. Ele faz xixi mais não evacua todo dia,já tem 03 dias. O que faço para estimular?