domingo, 19 de julho de 2009

COMO FAZER PARA AUMENTAR MEU LEITE ?


Os alveolos mamários , são as glandulas responsáveis pela produção de leite , elas são ativados pela prolactina , que é um hormonio proveniente do hipotálamo , essa parte do cerebro trabalha constantemente , porem no período de sono ele consegue ser mais ativa, portanto liberamos mais prolactina em momento de sono ( coisa que é difícil quando temos um recem nascido em casa ).
A prolactina é liberada durante uma mamada , para que seja produzido leite para a próxima mamada, por isso é importante a manutenção de uma rotina , não devemos pular mamada , pois essa atitude diminui a produção.
A produção de leite está diretamente relacionada a ingesta de líquido , necessitamos ingerir no mínimo 3 litros de líquido no dia. de preferencia 500 ml durante o momento da mamada ( momento esse em que a boca fica seca). o Rn deve sugar um seio por mamada , ele só alcança o leite posterior após os 15 minutos de suçção , não devemos trocar de seio .
A ansiedade, o estresse, a fadiga , a sensação de impotencia , fazem com que o corpo diminua a produção de prolactina e ocitocina. A ocitocina é a substancia que causa a ejeção do leite. sem essa substancia o leite fica retido nos alveolos podendo causar engurgitamento.

Dicas para amamentar
- dormir no mínimo 6 horas no período de 24 hs
- Manter-se tranquila na medida do possível , procurar ajuda se necessário
- Ingerir 3 litros de líquido por dia
- Receber o estímulo da sucção do rn de 3/3 hs
- o Rn deve sugar um peito por mamada até o final, em torno de 30 minutos , sem que se faça revezamento.

11 comentários:

Unknown disse...

Olá,estou amamentando meu filho desds a segunda semana de vida,pois ele ficou na neonatal tenho uma quantidade de leite muito grande e faço doaçao para a santa casa,mais nos ultimos dias tenho notado de q uma mama está secando oq faço?pode me ajudar?obrigada

Enf. Graziela consultoria em Amamentação disse...

provavelmente não é que sua produção esteja diminuindo........, é que sua mama deve estar menos edemaciada, continei amamentando 1 seio por mamada..........
atenciosamente
enf. grazy

tania disse...

Tenho 3 filhos e só consegui amamentar até o 3º mês depois meu leite seca tô amamentando a 3ª mas mesmo amamentando uma mama por ves e só leite materno a minha produção de leite é muito pouca tenho medo de secar novamente ou do meu leite está sendo insuficiente para a sustentação da minha filha, outra coisa ela dorme assim q pega o seio mexo com ela para ela continuar sugando mas é em vão o que faço?

Patricia Schmidt disse...

Oi moro na Alemanha e minha filha esta com 2 meses e meio. meu leite esta secando porque toda vez que lea o toma fia com muita colica e passa muito mal ao contrario do leite aptamil. estou muito triste e acho que piora a situaçao. nao sei o que fazer porque aqui eu nao tenho muita ajuda. Estou muito deprimida e quero muito amamentar minha filha.
Me ajude.

priscila disse...

oi gente...quando o meu bebê estava com 1 mês ja senti que meu leite estava secando,aí busquei outros conhecimentos e me falaram que o leite de coco era bom...santo remédio agora minha filha está c/ dois mesês e ja fazem duas semanas que tenho leite direto sem parar estou muito feliz,agora só tenho que perguntar ao pediatra mas acredito que não problema não,bjossss....

priscila disse...

desculpa gente é a agua do coco aquele marronzinho que eu tomei dizem que o de caixinha tbem é bom...bjooossss

Anônimo disse...

Estou desesperada, meu bb tem 1 mes e meu leite não produz a quantidade q ele quer, so se ele ficar sem mamar,mas chega uma hora q ele cansa e nao quer nem colocar na boca.. to desesperada pois as formulas ele tem mta colica e sochora!! O q faço?????

Anônimo disse...

Minha filha só tem 1 semana de vida,e o meu leite materno já não está sustentando ela ... O QUE EU FAÇO? ??

rRose disse...

gostaria de saber por que meu leite esta diminuindo tomo bastante liquidos aguá chás como bastante canjica me alimento bem,so nao to conseguindo dormir direito,me ajude por favor nao quero parar de amamentar minha pequena

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rddigao182 disse...

Olá minha filha está com Seis meses e não está ganhando peso, o pediatra passou aptamil 2 mas não quero dar a ela, quero que continue no peito, notei que a produção de leite diminuiu o que eu faço?