quarta-feira, 1 de julho de 2009

Depressão pós parto ???

Nos primeiros vinte dias de puerpério, ocorrem mudanças bruscas nas taxas hormonais, As alterações hormonais que se processam após o nascimento, são marcadas pela queda acentuada dos hormônios progesterona e estradiol, além da redução de cortisol sérico, relacionado a uma diminuição elevada das atividades secretoras da glândula pituitária imediatamente após o parto.
O puerpério é uma fase de profundas alterações no âmbito social, psicológico e físico da mulher, sendo assim, aumentam os riscos para o aparecimento dos transtornos psiquiátricos.

Quadro diferencial sinóptico dos distúrbios psiquiátricos puerperais

TRISTEZA PUERPERAL

DEPRESSÃO PUERPERAL

PSICOSE PUERPERAL

CONCEITO

Distúrbio psíquico leve e transitório

Transtorno psíquico de moderado a severo com início insidioso

Distúrbio de humor psicótico apresentando perturbações mentais graves

PREVALÊNCIA

50 a 80%

10 a 15%

0,1 a 0,2%

MANIFESTAÇÃO

Inicia-se no 3º até o 4º dia do puerpério

Início insidioso na 2ª a 3ª semana do puerpério

Início abrupto nas duas ou três semanas após o parto

SINTOMAS

Choro, flutuação de humor, irritabilidade, fadiga, tristeza, insônia, dificuldade de concentração, ansiedade relacionada ao bebê.

Tristeza, choro fácil, desalento, abatimento, labilidade, anorexia, náuseas, distúrbios de sono, insônia inicial e pesadelo, idéias suicidas, perda do interesse sexual.

Confusão mental, agitação psicomotora, angústia, insônia, evoluindo para formas maníacas, melancólica ou até mesmo catatônicas.

CURSO E PROGNÓSTICO

Remissão espontânea de uma semana a dez dias

Desenvolve-se lentamente em semanas ou meses, atingindo assim um limiar; o prognóstico está intimamente ligado diagnóstico precoce e intervenções adequadas.

Pode evoluir mais tarde para uma depressão. O prognóstico depende da identificação precoce e intervenções no quadro

TRATAMENTO

Psicoterapia enfatizando a educação e o equilíbrio emocional da puérpera

Psicoterapia, farmacologia.

Eletroconvulsoterapia (casos especiais)

Psicoterapia, farmacologia, eletroconvulsoterapia e internação (casos especiais)


Perceba se voce precisa de ajuda e converse com seu médico, existe medicação que pode e deve ser usada no puerpério para mães que amamentam , medicação essa que é usada uma vez ao dia e normalmente durante o período chamado de crítico, e que ajuda a reestabelecer o equilíbrio.

Digo isso por experiência própria e indico..........

4 comentários:

Anônimo disse...

olá! meu bebe tem 10 meses, acredito que venho empurrando com a barriga um quadro de depressão, não tenho vontade de sair de casa, estou me achando péssima, ando muito triste mesmo, gostaria de saber se existe alguma medicação natural que possa ser extimulante ou antidepressivo que possa tomar enquanto amamento, para não prejudicar meu bebe. Aguardo resposta, obrigada.

Enf. Graziela consultoria em Amamentação disse...

Existe medicamento que auxilia muito , eu mesma usei no pós parto , voce deve marcar uma consulta com seu ginecologista e pedir ajuda , a medicação é muito segura e deve ser usada quando se percebe a necessidade..
não tenha medo não.......

procure ajuda , e voce ficará muito melhor

Anônimo disse...

Minha bebê esta com 2 meses e 4 semanas e só mama no peito,então eu queria saber se eu posso pintar e fazer restauração no cabelo ?

Unknown disse...

Olá boa tarde quero descolore o meu cabelo pode